A taxa de pessoas que sofrem de depressão no Brasil é de 5,8% da população. Essa porcentagem está acima da média global, que é de 4,4%. Mudar esses dados não é algo simples, mas a vida desses 12 milhões de brasileiros pode melhorar com o desenvolvimento da inteligência emocional.
Ela ajuda a diminuir o estresse, a ansiedade e a aumentar o equilíbrio emocional e a qualidade de vida. Além disso, melhora da capacidade de tomar decisões, aumenta a autoestima e colabora com os relacionamentos interpessoais.
Em suma, o desenvolvimento da inteligência emocional ajuda a pessoa a lidar melhor com as adversidades e se sentir mais segura.
Dessa forma, ao desenvolvê-la, é possível diminuir as chances de ter depressão ou crises de ansiedade, por exemplo. Saiba mais sobre inteligência emocional e como desenvolvê-la.
O que é inteligência emocional?
Resumidamente, podemos dizer que inteligência emocional é a capacidade que a pessoa tem de administrar as suas emoções. Além disso, o indivíduo passa a compreender melhor o outro e, assim, tende a construir relações mais saudáveis. Por fim, acaba por fazer escolhas mais conscientes e conquistar mais qualidade de vida.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, ela está embasada em cinco pilares. Conheça cada um deles.
Auto responsabilidade
É a capacidade de assumir que o que acontece na própria vida é responsabilidade sua. Dessa forma, a pessoa entende que erros, acertos, fracassos e sucessos dependem sempre de si mesma e dos caminhos que decide seguir.
Percepção das emoções
Saber identificar as próprias emoções também faz parte dos pilares da inteligência emocional. Além disso, permite entender as emoções do outro e identificar que mensagens elas transmitem.
Gerenciamento das emoções
Ao saber identificar as próprias emoções, fica mais simples gerenciá-las. Assim, consegue reagir aos imprevistos e adversidades de forma consciente.
Foco
Todo resultado depende de foco. Com a inteligência emocional desenvolvida a pessoa consegue focar nos aspectos positivos dos demais e das situações vividas.
Ação
O enfrentamento do medo e das incertezas só pode ser realizado por meio da ação. Assim, graças a ela é possível enfrentar as imprecisões da vida, o medo do desconhecido e a raiva. Dessa forma, é possível encontrar a alegria e o amor, que são essenciais para gerar resultados e concretizar sonhos.
Hipnose e desenvolvimento da inteligência emocional
Os problemas tensões, adversidades e estresse estão presentes na vida de qualquer pessoa. Não há como se isolar disso. É preciso saber conviver com o problema e a hipnose pode ajudar.
Afinal, por meio dela é possível aprender a lidar com as emoções e conhecê-la, bem como a trabalhar com as adversidades. Além disso, a hipnose ajuda a desenvolver outras características necessárias para alcançar a inteligência emocional, dentre elas:
- entender e compreender o próprio comportamento;
- conviver, identificar e dominar as próprias emoções;
- saber a importância de trabalhar as emoções negativas e como fazer isso;
- aumentar a autoconfiança;
- aprender a lidar com a pressão;
- conseguir se expressar melhor e sem ter medo;
- desenvolver o sentimento de empatia;
- praticar a resiliência;
- saber parar, analisar e pensar antes de agir e reagir a algo;
- conhecer os seus limites.
- Dessa forma, é possível entender como a hipnose é importante para o desenvolvimento da inteligência emocional e também da qualidade de vida. Por falar em qualidade de vida, como você está trabalhando isso? Saiba mais sobre o tema e veja dicas!